terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Reencarnação é um Fato!!! Reincarnation is the Fact!!!


É um fato, porém ainda não é admitida por muitos, devido ao egoísmo que impera, onde cada um só vê o que ocorre agora e se ausenta de ter uma postura coerente com o mundo espiritual que nos cerca e influencia. Nesta realidade em que nos estamos imersos, sejam Espiritualistas, Espíritas, Umbandistas e demais religiões que admitam esta Verdade, só podemos orar e esperar para que em breve a comunicação entre os planos seja mais evidente para os leigos e que isto não seja traumático para os que negaram nossa própria natureza, toda ela pautada na Eternidade do Espírito e na Reencarnação, enfim dar a condição de uma transição suave e objetiva, para abertura desta Nova Era, coisa que já está sendo praticada, estudada e divulgada com mais ênfase após toda Revelação por Allan Kardec e demais interlocutores que delinearam esta abertura. Claro, que a supressão dos valores desenvolvidos pela própria Religião, por interesses pessoais ou coletivos (instituição), demonstra ainda que elaboramos fórmulas que contrapõe nossas descobertas ou nelas aplicamos doses letais de dogmas, preconceito e concepções falsas; nada que a própria Evolução, seja da Ciência ou da própria Religião, possa ainda nos presentear com a Cura de toda a humanidade. O processo de hierarquização e ruptura, não foi planejado, porém dada a própria essência do livre arbítrio humano, há de ter tolerância com a ignorância dos que balizam sua Fé na concepção de outro e ficam a mercê das falácias e modismos que deturparam a Única Verdade, Deus é o Pai, o Filho e o Espírito Santo que habita em nós. Há um só Deus e somos tal qual Ele, basta acreditar e reconhecer o Caminho, estejamos nós em qualquer estágio da imensa caminhada. Ótima pergunta, que sabiamente foi colocada com o nó causador de muita tribulação e desvio da senda. Axé da Umbanda, Paz, Luz e Vibração, sempre.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Omulu e seus Anjos da Morte


No feriado ou antes (2 de novembro) é realizada uma Novena no Terreiro em que vou, sei que muitas outras atividades podem ser realizadas para homenagear os seres desencarnados, porém gostaria de saber se os Guias de Omulu, muitos os chamam de "Anjos da Morte"(quase toda religião têm estes seres), podem dar passagem ou nossa fisiologia ainda não está preparada para tamanha energia e vibração. Se possível relatem suas experiências, seria mais um campo a ser aberto, se Deus assim permitir.

O Terreiro de Umbanda em que vou "Pai Benedito de Aruanda e Caboclo Flecha Dourada", já fez gira para Obaluaiê (Seguimos a Umbanda Sagrada), acho que em breve começaremos a dar passagem a estes Seres Iluminados (Anjos de Omulu) que têm a difícil tarefa de Ceifar nossa vida, rompendo o Cordão de Prata que liga o Espírito ao Corpo, seria mais uma benção para nossa amada Umbanda que possibilita feitos inéditos e inimagináveis, para grande parte de nossa população humana, desvendar Deus e todo o mistério que nos envolve é tarefa das Religiões, só assim os céticos aceitarão um fato tão simples, como o da Reencarnação e até terão chance de acelerar a Evolução da espécie humana através de Reencarnações mais proveitosas.

Atotô, Omulu, Saravá, Meu Pai!!!

Axé da Umbanda, Paz e Luz, sempre.

domingo, 25 de outubro de 2009

As Imagens de Exu e Pomba Gira na Umbanda


Exu na origem Nagô Yorubá era o Orixá Mensageiro, ou seja tudo que fosse fazer a outro Orixá tinha que ter a Colaboração de Exu, daí seu pagamento. Por estar também associado a virilidade, fálico (como o Kanamara, Japonês ou Príapo, Romano) foi logo associado ao "Diabo" Judaico Cristão, o que foi um erro. Exu está na porta de todas as Religiões, mesmo estas não admitindo sua existência, pois é um servidor da Lei de Deus. Nos Cemitérios há sempre uma associação de Exus e Pombagiras, para o Resgate auxílio e certamente punição aos devedores da Lei. Virilidade e Vitalidade, são seus atributos principais. Por vezes eles apresentam esta forma imaginada a séculos, como você mesmo disse, uma imagem criada, para buscar e capturar Espíritos que acreditam estar no "Inferno", aí se eles aparecem com rabo, chifre e tridente na mão (transfiguração), o Espírito num ato de desespero, clama, por Deus, e Exu pode assim auxiliá-lo, pois e esta sua função, levar Luz até nas mais profundas trevas. Houve no decorrer do último século, livros que tentaram associar os pontos riscados de Exu, com a Goécia e a Grimória (práticas européias desenvolvidas através de interpretação de Textos Magísticos e de Cabala, onde viam anjos e demônios, em livros Sagrados Judaicos). No link abaixo, a Wikipedia, reune vários demônios: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_demônios Dada a quantidade de seres que ligam-se a uma imagem, como o Diabo, e situações do gênero, houve necessidade e assentamento natural de seres que dominam e escravizam, quem vibra nestas faixas densas e com predomínio de trevas, neste ponto de vista, há uma certa hierarquia, produto da própria consciência coletiva, humana; dando razão a existência do que os cristãos, chamam de inferno. Nós espiritualistas de Umbanda, não cremos em penas eternas, pois até no mais fundo poço, brilha a esperança em Deus, porém reconhecemos que para efetuar certos resgates, até nossos lindos e maravilhosos, Guardiães Exus, têm que satisfazer a pequenez petrificada na mente Cristã (ou decorrente) e apresentar conforme a pintura infernal de cada um, "mas o diabo não é tão feio, quanto se pinta". Quanto as imagens de Exu, são assim pois, assim vendem mais, imagens Bahia, agradece a preferência... Está na hora de mudar as representações, já há imagem com Exu ereto, porte atlético, as vezes bem vestido, boicotemos imagens feias... somos capazes. Axé da Umbanda a todos, Paz e Luz, sempre.

sábado, 24 de outubro de 2009

Oxum Apará


Ah! Quem me dera me banhar,
Ah! Quem me dera me banhar,
Na portinha de ouro da Oxum Apará,
Na portinha de ouro da Oxum Apará.

Ah! Quem me dera me banhar,
Ah! Quem me dera me banhar,
Na portinha de ouro da Oxum Apará,
Na portinha de ouro da Oxum Apará.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Eguns, Quiumbas ou "Desencapeta"

Nem sempre os Espíritos que manifestam em Sessões de Descarrego de uma seita ou religião evangélica, católica ou outra, são o que dizem que são, na maioria das vezes estes eguns que chamamos quiumbas (pessoas desencarnadas e errantes), zombam da platéia alucinada e manifestam ali, seu desejo de mascarar e teatralizar uma concepção errônea que fazem do universo em que estão inseridos. Muitas vezes respondem com o que a maioria dos presentes vibra, como muitos nestas sessões refletem a vontade de visualizar e derrotar um mal denominado (Lúcifer, Satanás, Diabo, etc..seus temores) é nestes nomes que a entidade responde, pois assim garante o seu pequeno momento de sucesso, e por vezes se acha o tal, o próprio Demônio (cada qual reza por aquilo que merece), pois estão desprovidos de parâmetros iluminados, e realmente fogem das entidades que podem doutriná-los, por vezes deixando escapar este temor, quando o elemento humano obsediado, é conhecedor das Leis Naturais, mesmo que já não admita, pois diz que deixou de exercer a mediunidade, embora, na verdade esta jamais será bloqueada, assim transformando tal qual um imã para os seres que precisam de direção, mesmo que torta ou limitada (característica humana do médium). A referida Igreja, foi fundamentada por conhecedores destes princípios, não é a toa, que nas sessões de descarrego os pastores usam vestimenta branca, e já estão a distribuir rosas vermelhas, sabonetes de arruda, água abençoada, etc.. A liderança sabe os poderes que manipulam e a fina e tênue linha que na verdade não os separa da regra do mesmo jogo que toda e qualquer religião têm jogado a milênios, basta verificar no detalhe e a semelhança é evidente. O relato seu, se verdadeiro, exemplifica o exposto pela minha concepção, se falso, colabora para que a exposição venha a calhar a casos verificáveis em vídeos postados na internet e teses de mestrados em arquivos pdf sobre o assunto, já há vários. Espero ter contribuído para uma nova visualização do problema por leigos e pessoas que realmente se preocupam com o assunto. Axé da Umbanda a todos, Paz e Luz, sempre.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Paranormal? Paranormalidade?


Mas não chamamos paranormal, aquilo que é normal a todo ser humano, possuidor de Glândula Pineal, que a usa. Espíritos existem, pois todos somos e assim como há os que querem nosso bem também há os que ainda não sabem bem o que querem. Quando um médium entra em contato com seu Guia, é o propósito do bem que está sendo realizado. Quando uma pessoa sintoniza com Espíritos Errantes, estes passam a acompanhar e por vezes sugar as energias vitais (vampirismo), casos comuns a viciados e fanáticos. Uma proteção maior, seja pela Fé ou conquistas no campo da Justiça Divina, tendem a minimizar a sintonia negativa, o oposto é verdadeiro, dando brecha para que Espíritos Perniciosos, tornem-se Encosto, Vampiro ou Assombração de nossa caminhada. Muitas doenças humanas, são associações cruzadas a influencia de Espíritos Perniciosos, por vezes quando cessa a ação destes a cura pode ser realizada. As experiências que tive, são todas inseridas na Religião que pratico, a Umbanda. Para resumir as atividades para leigos, diremos que na Umbanda a Banda de Cá (nós vivos) emprestamos nosso corpo (aparelhos) para a Banda de Lá (os que já faleceram) para a prática da Caridade. É muito mais fácil para um Espirito desencarnado visualizar o ambiente etéreo que nos cerca, sendo assim a captura, doutrinação e encaminhamento, se faz diretamente sobre estes Espíritos Errantes, e toda uma Unidade pode ser mobilizada para ações entre os diversos planos. A ajuda é estendida a todos, pois tanto o Espírito Guia (recebe mais Luz), como nosso Espírito (por esta caridade), como até o Espírito errante (por encontrar um caminho), são beneficiados. Crer é poder ver no dia a dia estes resultados. Axé da Umbanda a todos, Paz e Luz, sempre.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Considerações sobre Dervixes e Entidades de Umbanda


Acredito que o mesmo princípio ativo que ocorre nas manifestações mediúnicas da Umbanda, são claramentes percebidos na gira dos dervixes rodopiantes, embora os muitos exemplos anexados, sejam bem diferentes, pois os Pretos Velhos, tendem a girar devagar e os místicos sufis muçulmanos parecem estar incorporando guias da qualidade de Iansã/Oiá ou outras entidades com vigor na apresentação da cultura do Oriente Médio.
Gostei da observações tolerantes e bem eclética de ambiente religioso tão diversificado, por vezes no "Yahoo respostas", embora muitos aqui não tenham esta capacidade de verificar e comparar os vídeos anexados sobre estes temas no "Youtube", por preconceito ou estigma, daria até para convocar Rumi, um dos maiores poetas místicos para quem sabe tecer alguma impressão sobre a pureza do encontrar Deus no mais contraditório e singular ato de dançar em pontos geográficos que só estão distantes nas mentes proibitivas e nos olhos obscuros da ignorância.

Axé da Umbanda a todos, Paz e Luz, sempre.

Vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=W3q_lyN90TM


Cosme e Damião


Os Santos Cosme e Damião (Médicos), foram adaptados a tradição da Umbanda, pois, diz a história que eles praticavam a medicina caritativa por terem tido um irmão mais novo falecido. Das três entidades primordias da Umbanda, Preto Velhos, Caboclos e Crianças, esta última reconhece como válida a associação a estes Santos Católicos, muitas vezes se referindo como patronos de uma Corrente Astral Superior, embora outros mártires católicos como Crispim e Crispiniano e mesmo Santo Antônio, também pertençam a esta linha de ação que hoje atribuímos ao Trono do Amor de Deus (Oxum e Oxumarê). Dada a realidade mística da Umbanda, que pode através de suas atribuições imantar com auxílio de suas entidades, todo elemento material ou espiritual presente em seus Templos; as Crianças vem por décadas a utilizar de doces, balas e bebidas refrigerantes, como forma de passar esta imantação adiante.

"Quem nunca viu Dois, Dois, queira, clarear,

Quem nunca viu Dois, Dois, queira, clarear,

Cosme e Damião, vamos todos, saudar, Cosme e Damião, vamos todos, saudar,

Cosme e Damião, a sua Casa cheira,

Cosme e Damião, a sua Casa cheira, Cheira a cravo e rosa, cheira flor de laranjeira,

Cheira a cravo e rosa, cheira flor de laranjeira..."(Ponto de Crianças)

Axé da Umbanda a todos, Paz e Luz, sempre.

sábado, 12 de setembro de 2009

A questão de nossa Fé. Conceitos.


Admitir o erro já é um avanço.

Poucos têm esta capacidade. Prestar atenção no cisco dos olhos dos outros e deixar os próprios olhos com imensa trave danifica nossa percepção visual que transforma sensações em senso comum. O absurdo é resultado da evolução, tudo que foi experimentado e funcionou avançou, nem sempre com uma lógica democrática, as vezes foi imposta por extremas ditaduras, criando resistência evolutiva por grande parcela de seres endurecidos em uma percepção individual e não aceitando modificações em tabus e dogmas de outros seres que deslocavam para outros resultados em suas experiências. A crença é inerente ao homem, pois ao crer em Si próprio, já admite a Fé como princípio, mesmo estando e declarando-se ateu sua aceitação já é indício de uma ruptura com o desejo de deixar de viver ou seja Gerar (Criar, projetar, reproduzir, imaginar...). Para Gerar é preciso ter Amor, ao menos a um semelhante ou a uma idéia, logo, já temos Fé e Amor. O Conhecimento vem a seguir, pois para poder Criar quanto mais saber acumular, mais suas Verdades aflorarão. Fé, Amor e Conhecimento. A Verdade implica em senso de Justiça, discernir entre o bem e o mal e poder julgar a Si próprio, pois é aí que está o mistério aqui revelado. O julgamento é interno, jamais julgar o outro, este é um atributo da Justiça, não falo da Justiça Absurda ou Mundana e sim da Divina e Celestial a que existe e sempre existirá. Fé, Amor, Conhecimento e Justiça. Dada a sentença é a Lei que propicia a punição, karma ou benefícios de acordo com a vontade Suprema, cabe aqui o propósito de algumas religiões crerem na reencarnação, embora a Lei possa ser instantânea em determinados casos e valer de sua proteção quando solicitada. Fé, Amor, Conhecimento, Justiça e Lei. Com a autorização a Evolução se aplica e nada fica estagnado apesar de certas decantações serem necessárias para ajustes e retomada dos princípios a cura e transmutação são permitidas e sabiamente aplicadas. Temos 6 Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei e Evolução. Bem não temos 6 e sim 7 pois o propósito da vida é a Geração que foi o motivo que levou qualquer ser a buscar mesmo quando um espermatozóide, dentre milhões ao óvulo, a fecundar e retomar o ciclo no meio aquático da bolsa amniótica e ser objeto de Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração; que simplificamos com uma palavra Deus. Não descriminando o muçulmano, judeu, católico, hindu, evangélico e até os que se dizem ateus... Espero respostas que não esteja certa e sim que desperte a dúvida ou retomem a uma discussão específica dos Tronos e Qualidades Essenciais de Deus. O exposto aqui é a compreensão da Umbanda Sagrada, deste mistério (Deus) aqui sempre colocado em xeque, salvação é conseqüencia e não é objeto de síntese desta intervenção em que muitos já tomarão a liberdade de condenar por divergirem de alguma referência não expressa na Bíblia ou outros livros sagrado, porém foi revelada a Umbanda sagrada através do médium Rubens Saraceni e vem acrescentar aos estudiosos nova perspectiva para vislumbrar retomada Teológica e de Teogônia da humanidade. Na Umbanda os Tronos de Deus (Olorum) são Sete tendo fator Masculino e Feminino [Universal(1) e Cósmico(2)] são eles a saber: Fé (Oxalá¹, Oiá-Tempo²); Amor (Oxum¹, Oxumarê²); Conhecimento (Oxóssi¹ e Obá²); Justiça (Xangô¹, Iansã²); Lei (Ogum¹, Egunitá²); Evolução (Obaluaiê¹, Nanã Buroquê²) e Geração ( Iemanjá¹, Omulu²). Há também os Tronos de Deus voltados para o homem na matéria Exu (Virilidade, Vitalidade, Força, Matéria...); Pombagira (Desejo, Vontade, Sedução..) e Exu-Mirim ( Vazio, Energia, Anti-Matéria, Segredo...) estes ainda pouco revelados e ainda incompreendidos pela própria Religião, a Ciência parece estar a frente na Teoria das Cordas e das Membranas.

Axé da Umbanda a todos, muita Paz e Luz, sempre. Fiquem com Deus.

sábado, 5 de setembro de 2009

Sobre Exu


“Sou a Luz na escuridão,

Sou a sombra na Luz,

Busco Paz na guerra,

Mas se for preciso,

Faço guerra pela Paz,

Incompreendido por muitos,

Temido por alguns,

Respeitado por tantos outros,

Sou assim, guardião Exu,

Protetor, força e poder.”

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Novos, Céus E Nova Terra? Muitos Céus e Muitas Terras...


Não se turbe o vosso coração. - Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. - Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais. ( S. JOÃO, cap. XIV, vv. 1 a 3.)

O VELHO E A FLOR

Por céus e mares eu andei,

Vi um poeta e vi um rei

Na esperança de saber

O que é o amor.

Ninguém sabia me dizer,

Eu já queria até morrer

Quando um velhinho

Com uma flor assim falou:

O amor é o carinho,

É o espinho que não se vê em cada flor.

É a vida quando Chega sangrando aberta em pétalas de amor.

Vinícius de Moraes


Não limitaremos a um Sol, dentre trilhões neste Universo dentre os Universos, fora de ser o mais importante para nós, os limites do Ilimitado, seria reduzir a um hadrón nossa capacidade de neurônios dos quais utilizamos menos da décima parte materializada e muitos em nada espiritualmente registrada. Nivaldo Nicoliche

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Ervas e a Prosperidade


Curso dia 26 de agosto de Ervas
Colégio de Umbanda Sagrada Pena Branca Eternos Aprendizes
Rua Paracatu, 220 - Sala 01 - Metrô Saúde-São Paulo-SP.
(11) 3441-9637 de Segunda a Sexta das 9h00 às 17h00h.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Hino Da Umbanda


Hino Da Umbanda


Composição: Umbanda

Refletiu a luz divina
com todo seu esplendor
é do reino de Oxalá
Onde há paz e amor
Luz que refletiu na terra
Luz que refletiu no mar
Luz que veio, de Aruanda
Para todos iluminar
A Umbanda é paz e amor
É um mundo cheio de luz
É a força que nos dá vida
e a grandeza nos conduz.
Avante filhos de fé,
Como a nossa lei não há,
Levando ao mundo inteiro
A Bandeira de Oxalá !
Levando ao mundo inteiro
A Bandeira de Oxalá !

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Unir para ir mais longe...


A intenção deste "blog" é dar mais amplitude ao trabalho missionário de Umbanda, restabelecendo algumas diretrizes para a compreensão da sociedade da nossa Missão aqui na Terra.
É extremamente pretensioso, porém se esperamos participar mais ativamente das revelações que estão por vir desencadeadas nesta Orbe, temos que dar um primeiro passo.
Será mais um espaço aberto para a explanação de conceitos e premissas para o fortalecimento das atividades religiosas e apoio Internacional para as diversas correntes de pensamento.
Axé da Umbanda a todos.

"Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade;

Umbanda é aprender com os mais evoluídos e ensinar aos menos evoluídos;

Umbanda é uma Religião, como outra qualquer, mas com fundamentos próprios;

Umbanda é Fé, Amor, Conhecimento, Justiça, Lei, Evolução e Geração;

Umbanda é o UM, o Todo, com todos nós, a sua Banda, suas partes;

Umbanda é sinônimo de Curador, Sacerdote e Médium;

Umbanda é o Templo onde habita Olorum e seus Orixás, junto de nós e nossos guias."