domingo, 25 de outubro de 2009

As Imagens de Exu e Pomba Gira na Umbanda


Exu na origem Nagô Yorubá era o Orixá Mensageiro, ou seja tudo que fosse fazer a outro Orixá tinha que ter a Colaboração de Exu, daí seu pagamento. Por estar também associado a virilidade, fálico (como o Kanamara, Japonês ou Príapo, Romano) foi logo associado ao "Diabo" Judaico Cristão, o que foi um erro. Exu está na porta de todas as Religiões, mesmo estas não admitindo sua existência, pois é um servidor da Lei de Deus. Nos Cemitérios há sempre uma associação de Exus e Pombagiras, para o Resgate auxílio e certamente punição aos devedores da Lei. Virilidade e Vitalidade, são seus atributos principais. Por vezes eles apresentam esta forma imaginada a séculos, como você mesmo disse, uma imagem criada, para buscar e capturar Espíritos que acreditam estar no "Inferno", aí se eles aparecem com rabo, chifre e tridente na mão (transfiguração), o Espírito num ato de desespero, clama, por Deus, e Exu pode assim auxiliá-lo, pois e esta sua função, levar Luz até nas mais profundas trevas. Houve no decorrer do último século, livros que tentaram associar os pontos riscados de Exu, com a Goécia e a Grimória (práticas européias desenvolvidas através de interpretação de Textos Magísticos e de Cabala, onde viam anjos e demônios, em livros Sagrados Judaicos). No link abaixo, a Wikipedia, reune vários demônios: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_demônios Dada a quantidade de seres que ligam-se a uma imagem, como o Diabo, e situações do gênero, houve necessidade e assentamento natural de seres que dominam e escravizam, quem vibra nestas faixas densas e com predomínio de trevas, neste ponto de vista, há uma certa hierarquia, produto da própria consciência coletiva, humana; dando razão a existência do que os cristãos, chamam de inferno. Nós espiritualistas de Umbanda, não cremos em penas eternas, pois até no mais fundo poço, brilha a esperança em Deus, porém reconhecemos que para efetuar certos resgates, até nossos lindos e maravilhosos, Guardiães Exus, têm que satisfazer a pequenez petrificada na mente Cristã (ou decorrente) e apresentar conforme a pintura infernal de cada um, "mas o diabo não é tão feio, quanto se pinta". Quanto as imagens de Exu, são assim pois, assim vendem mais, imagens Bahia, agradece a preferência... Está na hora de mudar as representações, já há imagem com Exu ereto, porte atlético, as vezes bem vestido, boicotemos imagens feias... somos capazes. Axé da Umbanda a todos, Paz e Luz, sempre.

sábado, 24 de outubro de 2009

Oxum Apará


Ah! Quem me dera me banhar,
Ah! Quem me dera me banhar,
Na portinha de ouro da Oxum Apará,
Na portinha de ouro da Oxum Apará.

Ah! Quem me dera me banhar,
Ah! Quem me dera me banhar,
Na portinha de ouro da Oxum Apará,
Na portinha de ouro da Oxum Apará.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Eguns, Quiumbas ou "Desencapeta"

Nem sempre os Espíritos que manifestam em Sessões de Descarrego de uma seita ou religião evangélica, católica ou outra, são o que dizem que são, na maioria das vezes estes eguns que chamamos quiumbas (pessoas desencarnadas e errantes), zombam da platéia alucinada e manifestam ali, seu desejo de mascarar e teatralizar uma concepção errônea que fazem do universo em que estão inseridos. Muitas vezes respondem com o que a maioria dos presentes vibra, como muitos nestas sessões refletem a vontade de visualizar e derrotar um mal denominado (Lúcifer, Satanás, Diabo, etc..seus temores) é nestes nomes que a entidade responde, pois assim garante o seu pequeno momento de sucesso, e por vezes se acha o tal, o próprio Demônio (cada qual reza por aquilo que merece), pois estão desprovidos de parâmetros iluminados, e realmente fogem das entidades que podem doutriná-los, por vezes deixando escapar este temor, quando o elemento humano obsediado, é conhecedor das Leis Naturais, mesmo que já não admita, pois diz que deixou de exercer a mediunidade, embora, na verdade esta jamais será bloqueada, assim transformando tal qual um imã para os seres que precisam de direção, mesmo que torta ou limitada (característica humana do médium). A referida Igreja, foi fundamentada por conhecedores destes princípios, não é a toa, que nas sessões de descarrego os pastores usam vestimenta branca, e já estão a distribuir rosas vermelhas, sabonetes de arruda, água abençoada, etc.. A liderança sabe os poderes que manipulam e a fina e tênue linha que na verdade não os separa da regra do mesmo jogo que toda e qualquer religião têm jogado a milênios, basta verificar no detalhe e a semelhança é evidente. O relato seu, se verdadeiro, exemplifica o exposto pela minha concepção, se falso, colabora para que a exposição venha a calhar a casos verificáveis em vídeos postados na internet e teses de mestrados em arquivos pdf sobre o assunto, já há vários. Espero ter contribuído para uma nova visualização do problema por leigos e pessoas que realmente se preocupam com o assunto. Axé da Umbanda a todos, Paz e Luz, sempre.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Paranormal? Paranormalidade?


Mas não chamamos paranormal, aquilo que é normal a todo ser humano, possuidor de Glândula Pineal, que a usa. Espíritos existem, pois todos somos e assim como há os que querem nosso bem também há os que ainda não sabem bem o que querem. Quando um médium entra em contato com seu Guia, é o propósito do bem que está sendo realizado. Quando uma pessoa sintoniza com Espíritos Errantes, estes passam a acompanhar e por vezes sugar as energias vitais (vampirismo), casos comuns a viciados e fanáticos. Uma proteção maior, seja pela Fé ou conquistas no campo da Justiça Divina, tendem a minimizar a sintonia negativa, o oposto é verdadeiro, dando brecha para que Espíritos Perniciosos, tornem-se Encosto, Vampiro ou Assombração de nossa caminhada. Muitas doenças humanas, são associações cruzadas a influencia de Espíritos Perniciosos, por vezes quando cessa a ação destes a cura pode ser realizada. As experiências que tive, são todas inseridas na Religião que pratico, a Umbanda. Para resumir as atividades para leigos, diremos que na Umbanda a Banda de Cá (nós vivos) emprestamos nosso corpo (aparelhos) para a Banda de Lá (os que já faleceram) para a prática da Caridade. É muito mais fácil para um Espirito desencarnado visualizar o ambiente etéreo que nos cerca, sendo assim a captura, doutrinação e encaminhamento, se faz diretamente sobre estes Espíritos Errantes, e toda uma Unidade pode ser mobilizada para ações entre os diversos planos. A ajuda é estendida a todos, pois tanto o Espírito Guia (recebe mais Luz), como nosso Espírito (por esta caridade), como até o Espírito errante (por encontrar um caminho), são beneficiados. Crer é poder ver no dia a dia estes resultados. Axé da Umbanda a todos, Paz e Luz, sempre.